Pautas sociais e pedidos de votação de projetos: em 2024, a Ouvidoria do Senado já atendeu mais de 10 mil demandas

Nos primeiros meses deste ano, a Ouvidoria do Senado Federal já recebeu e atendeu 10.579 demandas de cidadãos, entre ligações e formulários preenchidos e envios pela internet.
02/04/2024 15h24

Nos primeiros meses deste ano, a Ouvidoria do Senado Federal já recebeu e atendeu 10.579 demandas de cidadãos, entre ligações e formulários preenchidos e envios pela internet. Como principal canal de comunicação da Casa com a população, a Ouvidoria responde diariamente a uma variedade de questionamentos, abrangendo desde temas sociais até opiniões, críticas, sugestões, elogios, informação sobre tramitação e pedidos de votação de projetos de Lei. Além disso, os cidadãos também têm a oportunidade de encaminhar sugestões para projetos de Lei por meio deste canal. Para entrar em contato com a Ouvidoria do Senado, os cidadãos podem ligar para o 0800 061 2211 ou acessar o site www.senado.leg.br/ouvidoria e preencher um dos formulários disponíveis.

De janeiro a março deste ano, temas como seguridade social e previdência, políticas públicas sociais e solicitação de livros jurídicos produzidos pelo Senado foram os assuntos mais mencionados pelos cidadãos. A Ouvidoria também recebeu pedidos de aprovação do PL 5332/2023, de origem da Câmara dos Deputados que está em tramitação no Senado, que dispensa o aposentado por invalidez e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) de revisão médico-pericial para comprovar a condição, se a incapacidade for considerada permanente, irreversível ou irrecuperável. Projetos que criam o 13º salário para beneficiários do BPC e o 14º salário para aposentados também foram apoiados por cidadãos que entraram em contado com a Ouvidoria.

“Na Ouvidoria, nossa missão é clara e fundamental: escutar, encaminhar e responder às demandas dos cidadãos que nos procuram. Embora possa parecer uma tarefa simples, é de grande valor, pois não tratamos essas questões como meras estatísticas ou de maneira automatizada. Cada solicitação é única e, aqui, na Ouvidoria, é recebida com cuidado e responsabilidade. Quando um cidadão ou cidadã entra em contato conosco é porque deseja ser ouvido e confia que sua voz será realmente ecoada. No ano que o Senado celebra 200 anos de existência, nada é mais simbólico do que fortalecermos cada vez mais o espaço dedicado à participação da população, afirmou o Ouvidor-Geral do Senado, senador Plínio Valério (PSDB-AM).

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, foram recebidas por meio do 0800 e dos formulários web da Ouvidoria um total de 42.811 manifestações de cidadãos de todo o Brasil. Foram recebidas 32.091 ligações por meio do 0800 da Ouvidoria, 22% a mais do que em 2022. Os números mostram que a região Sudeste é a mais participativa, com 29% das manifestações registradas, seguida do Nordeste (15%), Sul (9,47%), Centro-Oeste (9,01%) e Norte (3%).

No caso dos atendimentos relativos à Lei de Acesso à Informação, foram processadas, no último ano, 873 demandas. Isso representa crescimento de 47% frente ao ano de 2022, que registrou 594 pedidos de informação amparados na LAI.

O setor conta com uma equipe especializada em atendimento ao público e voltada à missão de sanar dúvidas e recolher as opiniões do povo brasileiro. Atualmente, 40 colaboradores são responsáveis por atender às demandas recebidas. Em alguns casos, quando necessário, as perguntas são encaminhadas a gabinetes de senadores, comissões ou demais órgãos da Casa

"Uma grande parcela das demandas que chegam à Ouvidoria pode ser resolvida durante a própria ligação. Por exemplo, se um cidadão tem dúvidas sobre o andamento de uma proposta legislativa, nossos atendentes são capazes de fornecer informações precisas instantaneamente. No entanto, caso a consulta envolva solicitações de informações adicionais, sugestões ou críticas, nós as encaminhamos ao setor competente e garantimos uma resposta posterior. Na Ouvidoria, garantimos que cada demanda recebida será devidamente encaminhada ao destinatário correto, seja ele o representante do cidadão ou algum órgão pertinente do Senado", afirma Izabel Zinidarsis, coordenadora-geral da Ouvidoria.